O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo e também está na agenda internacional de eventos do setor. Nos dias 30 e 31 de outubro, aconteceu a primeira edição da GLOBALG.AP Tour no país, promovida pela GlobalG.A.P., entidade responsável pelo sistema de certificação internacional para produção e comercialização de alimentos. A iniciativa, que passará por 44 países em 6 continentes, foi realizada em parceria com a PariPassu, empresa referência em soluções de tecnologia para a cadeia agroalimentar.
No painel sobre Exportação de Frutas: Como o Brasil está Posicionado?, que contou com a participação de Jorge Souza (ABRAFRUTAS); Leonardo Machado (APEX); Guy Crouzet (Greenyard); e Matheus Witzler (Sbcert); a diretora da Associação Abacates do Brasil, Lígia Falanghe Carvalho, destacou a importância das certificações para o aprimoramento da produção e gestão da propriedade.
“Há alguns anos, a visão inicial da certificação era somente para atestar ao comprador que fazíamos tudo certo e, assim, só com a finalidade de vender. Hoje, percebemos uma evolução do conceito de certificação e melhoria contínua no Brasil. Entendo que a certificação traz um processo de melhoria contínua e isso foi incorporado ao processo produtivo. Todo produtor que vem trabalhar conosco, a primeira recomendação é ‘inicie seu processo de certificação’, para entender como fazer a gestão da propriedade de maneira consciente, produtiva e econômica”, comenta Lígia.
Já Leonardo Machado, especialista da APEX, destacou que a certificação é uma estratégia que abre as portas do mercado internacional e também contribui para a sustentabilidade do negócio dentro do mercado nacional. “Para se ter uma ideia, a diferença no valor de venda de uvas certificadas para aquelas que não possuem nenhum atestado de qualidade, é de 30% a 40% a mais. Já observamos casos de uva não-certificada sendo vendida fora da época a R$ 2 o quilo, isso não paga nem a produção. É preciso mudar a mentalidade em relação à exportação no país, é preciso que ela seja incentivada e faça parte da estratégia. Para ter sucesso no mercado internacional, é preciso manter a presença do Brasil de maneira constante, separar parte da produção para o mercado internacional e não apenas direcionar o excedente de produção”, destacou.
Participaram também do evento representantes da indústria química e biológica e representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A programação contou com a palestra de Márcio Milan, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras); juntamente com Enrico Ameghino (CENCOSUD Retail Peru); Gledciani Teodoro (Grupo Giassi & Cia) e Heidy Milan (PariPassu) no painel sobre Estratégias de varejo para atender o mercado local.
“Reunimos todos os elos da cadeia de alimentos, desde produtores, distribuidores, varejistas até associações representativas, para olhar para as boas práticas agrícolas e aquilo que está sendo exigido pelo mercado local e internacional atualmente”, comenta Giampaolo Buso, diretor-executivo da PariPassu, associada anfitriã do GLOBALG.A.P. TOUR STOP Brazil.
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