Central Campo Limpo de Roda Velha coemora

Mais de 150 pessoas, entre estudantes e comunidade local, participaram na última sexta-feira (23), das comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) Portas Abertas, na unidade de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas de Roda Velha, município de São Desidério/BA. A unidade gerenciada pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), tem capacidade anual de processamento de 1 mil tonelada do material.

Além de celebrar os excelentes resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas na região Oeste da Bahia e reconhecer os elos da cadeia do Sistema Campo Limpo (agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e Poder Público), o público também aproveitou a manhã para brincar e conhecer o Olímpio, mascote do Sistema Campo Limpo. Ao total, quatro escolas do município participaram da ação.

Além do tradicional Portas Abertas, a unidade ainda promove até o final do mês outras quatro ações: o DNCL na Escola, organizado pelos professores das escolas do entono, com intuito de promover a conscientização ambiental junto aos seus alunos; o DNCL Universitário, que promove ações voltadas para estudantes de ensino médio e universitários; o Dia de Campo, evento responsável pela difusão de novas tecnologias e soluções sustentáveis entre agricultores; e a Ação Comunitária, que estimula o envolvimento da comunidade em práticas a favor do meio ambiente.

Para o supervisor administrativo da Central, Danilo Portírio, as ações do Dia Nacional do Campo Limpo despertam o papel de cada um por um meio ambiente mais limpo, com resultados a curto e longo prazo.  “Durante a ação do Portas Abertas percebi que uma menina estava sempre se abaixando e recolhendo um papelzinho. Sempre entre uma brincadeira e outra ela pegava mais um copo descartável. Então me aproximei e perguntei por que ela estava recolhendo tanto lixo? Por que ela estava pegando mais que a maioria dos colegas? Ela disse que estava fazendo a parte dela. Ficou claro, o quanto essa criança pode multiplicar a importância do nosso sistema e essa ação isolada pode atingir muitas pessoas que não participam de nossos eventos”, relatou Portírio.

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Cerca de um milhão de pessoas, de todo o país, já participaram das comemorações. A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor, organizações públicas e privadas, além de outros apoiadores locais.

Sistema Campo Limpo – Gerenciado pelo inpEV, o Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

Aciagri – Entidade sem fins lucrativos criada no ano de 2003 pelos distribuidores de defensivos agrícolas do oeste baiano. Atualmente a entidade conta com mais de 50 revendas associadas e gerencia três centrais Sistema Campo Limpo na região: Barreiras, maior do país em volume de recebimento; Roda Velha e Rosário – considerada a terceira maior do nordeste do país, além de outros três postos de recolhimento: Panambi, Coaceral e Campo Grande, retirando anualmente, do meio ambiente mais de 3 mil toneladas de embalagens vazias, o que representa cerca de 90% de todo o material recolhido na região nordeste do país.

Fonte: ACIAGRI

 


Compartilhar:

Email Facebook LinkedIn Twitter Print

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira