Casa Rural de Ortigueiras

Foco no cliente e no bem-estar animal

Tornar-se uma empresa de referência no agronegócio, com foco no bom atendimento ao cliente. Essa é a missão que norteia o trabalho da Casa Rural, fundada por Osni Buss em março de 1993, na cidade de Ortigueiras (PR). “Acreditamos que oferecer um bom atendimento e auxiliar os clientes no desenvolvimento de sua propriedade e na melhoria da sanidade animal seja o principal para continuarmos crescendo”, destaca o proprietário.

Técnico em Contabilidade, Osni trabalhava há vários anos em uma loja agropecuária, no município paranaense de Manoel Ribas, quando apareceu a oportunidade para comprar uma pequena revenda que havia fechado na cidade. Sem pestanejar, ele vendeu o seu veiculo e adquiriu a loja. Assim, começou a trajetória de sucesso do Grupo Casa Rural.

Comercializando, inicialmente, produtos veterinários, minerais e rações, a loja batalhou para competir com as empresas já consolidadas no mercado. “Com pouco poder de compra e sendo desconhecida pelo mercado, a empresa teve que focar o bom atendimento aos clientes, até se consolidar”, conta Osni.

Com o crescimento do setor do agronegócio nos últimos anos, a Casa Rural viu a possibilidade de ampliar a sua atuação, abrindo novas lojas. Com as novas unidades, vieram, também, novos sócios, que auxiliam na administração da empresa familiar: a esposa de Osni, Zilda de Melo Buss, o irmão, Neri Buss, o sobrinho,  Neri Rodrigo Mouro Buss, o primo, Júnior Onesko Buss, e o amigo, Valdir Alves De Oliveira.

Além da matriz, em Ortigueiras, o grupo conta atualmente com mais sete revendas nas cidades de Reserva, Pitanga, Cândido de Abreu, Palmital e Castro, no Paraná, e Alta Floresta e Sinop, em Mato Grosso.

A gama de itens ofertados aumentou e a loja acrescentou ao seu portfólio vacinas, produtos para a nutrição animal, fertilizantes, defensivos, sementes e ferragens, além da sua marca própria, as rações DORUM.

Aliado aos produtos, os clientes da rede, distribuídos por todo o estado do Paraná e pelo norte do Mato Grosso, contam com diversos serviços, como aplicação de vacinas, atendimento veterinário, programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), consultoria em questões relacionadas à produtividade e à sanidade animal para bovinos de cortes e leite etc.

“Estamos bem consolidados na área em que atuamos e entrando no mercado de produção de rações, através de parcerias com algumas cooperativas”, informa Osni Buss.

Treinando a equipe

“Vendedores bem atualizados conseguem atender melhor os clientes”, acredita Osni, ressaltando a importância de os colaboradores da revenda disponibilizarem o máximo de informação possível a seus clientes.

Por esta razão, os mais de 40 profissionais de vendas da empresa recebem constantes treinamentos, promovidos  por parceiros do grupo.

Reforçando as parcerias

A Casa Rural trabalha em sinergia com os seus principais fornecedores, entre os quais se destacam empresas como

Zoetis, Merial, Biogénesis Bagó, Syngenta, Nortox, Balu,

Stihl, Gerdau, Morlan e Allnova. A iniciativa é uma via de mão dupla: enquanto as empresas oferecem treinamentos, orientações, dias de campo, palestras para produtores, campanhas e promoções, entre outras ações, a revenda, em função de sua proximidade com os produtores, auxilia as empresas a aumentarem a sua participação no mercado.

Um dos exemplos desse tipo de atividade foi a ação de relacionamento feita pela Allnova para comemorar os bons resultados da parceria com a Casa Rural, em um jantar que reuniu os proprietários da revenda e representantes da empresa na cidade de Cândido de Abreu, onde fica localizada a unidade recordista de vendas do grupo.

“A revenda agropecuária é um parceiro estratégico da Allnova. Contribui diretamente, por meio de sua equipe técnica e altamente qualificada, para orientar os produtores sobre os melhores programas de nutrição animal. A ação de relacionamento com a Casa Rural visa comemorar as vendas realizadas durante o primeiro semestre, que superaram e muito a nossa expectativa, e, também, reforçar que o estado do Paraná é estratégico para a Allnova e forma, juntamente com São Paulo e Mato Grosso do Sul, o principal bolsão de atuação da empresa”, fala Marcio Presumido, gerente comercial da Allnova, empresa especializada em nutrição animal pertencente à multinacional HJ Baker.

Ele destaca o forte apoio da Casa Rural na divulgação e promoção das linhas de bovinos e equinos, estreitando o relacionamento da Allnova com os produtores, ajudando a empresa a ampliar cada vez mais a participação de mercado. “A consolidação de tecnologias para a nutrição do boi tem exigido um suporte direto ao produtor. Neste contexto, as revendas agropecuárias têm tido relevante atuação técnica no campo. Já em relação à nutrição de equinos, as revendas agropecuárias facilitam o produtor a ter acesso aos produtos, oferecendo comodidade e a possibilidade de comprarem produtos frescos de acordo com a necessidade, que pode ser semanal”, comenta.

“A Allnova tem se mostrado um de nossos melhores parceiros. Além de trazerem produtos competitivos ao mercado, têm uma ótima equipe que nos auxilia no atendimento e na visita aos clientes”, ressalta Osni Buss.

Gerente da filial de Cândido Abreu, Valdir Boschem ressalta a importância do apoio dos técnicos da empresa e da atuação dos vendedores da Casa Rural, dando assistência nas propriedades, para a melhoria dos resultados e a satisfação dos clientes.  “Temos, hoje, em nossa empresa, mais de 30 produtos da Allnova, dentre eles o NP Plus, que oferece uma linha bem diversificada. Com isso, conseguimos atender a todas as idades de animais, em diferentes épocas do ano”, conta.

Expansão dos negócios

Nos próximos anos, o Grupo Casa Rural pretende abrir filiais em áreas potenciais e aprimorar ainda mais o trabalho de atendimento ao cliente, além de investir em e-commerce, tendência atual do setor. “Este é um mercado que tem crescido muito na agropecuária”, conclui Osni Buss.