11 de julho de 2020

Campanha #RTRSTaskForceBrasil engaja a cadeia de valor

Existe um esforço global para transformar o modo de produção, comercialização e consumo da soja. Já imaginou reunir em uma mesa de discussão compradores e usuários finais com proprietários rurais, intermediários e sociedade civil para a discussão consciente da cadeia de soja no Brasil? A RTRS (Associação Internacional de Soja Responsável) lançou no mês de junho, campanha digital para informar e convocar membros e não membros da associação, sobre suas estratégias, o valor de seus encontros e motivar a participação de mais e novas pessoas e organizações.

Criada em 2013, a Força-tarefa Brasil é formada por atores das cadeias de valor da soja, que visam desenvolver, implementar e estruturar as atividades da RTRS no país, e criar um ambiente constante de discussão sobre os temas mais relevantes da produção, comercialização, processamento e consumo de soja sustentável no Brasil. Com encontros periódicos, os participantes da Força-tarefa Brasil focam suas energias e recursos, para fortalecer operações, garantir que as partes interessadas trabalhem em conjunto com objetivos comuns e, consequentemente, intensifiquem a produção de soja brasileira como a mais sustentável no mundo, através da ferramenta de certificação RTRS.

“Estamos passando por um período de dobradiça, que exige colaborar para revisar, reavaliar e redefinir como gerar as condições para construir o futuro de uma maneira mais sustentável e inclusiva. Cada um de nós pode influenciar para adicionar mais vozes e visões, e a Força-tarefa Brasil é um espaço que deseja recebê-los e adicioná-los para criar mais e melhores sinergias. O convite é ser cada vez mais representativo”, afirmou Marcelo Visconti, Diretor Executivo da RTRS.

“A Força-tarefa se tornou ferramenta importante em meio ao período em que o mundo vive. Ela é um ambiente democrático, pois envolve as principais partes interessadas na cadeia de soja, sejam elas membros da RTRS ou não. Com opiniões, relatórios e sugestões de todos, pensamos em ações e estratégias para crescer e aumentar o reconhecimento da Associação no Brasil. Com esta iniciativa online, vamos conseguir levar nossa voz para muitos lugares”, acrescenta Cid Sanches, Consultor Externo da RTRS no Brasil

Confira alguns depoimentos:
“A Força-tarefa Brasil é um espaço onde todos os tipos de partes interessadas na cadeia de produção sustentável de soja podem se reunir; tornou-se o fórum mais importante para disseminar as melhores práticas de produção e propor ações e estratégias para melhorar o engajamento das partes interessadas e fortalecer o padrão RTRS no Brasil”
Tiago Agne, Gerente de Sustentabilidade da SLC Agrícola e produtor RTRS

“A Força-tarefa da RTRS no Brasil é uma excelente plataforma para compartilhar perspectivas e demandas dos diferentes atores da cadeia produtiva da soja que estão trabalhando para tornar a produção no país ainda mais sustentável”
Eric Geglio, Especialista em Sustentabilidade na Cargill South America

“A Força-tarefa é um espaço em que buscamos conhecimento e inovação com pessoas que pensam da mesma maneira em relação ao bem comum. Isso nos permite aprender constantemente a tornar-se seres humanos com maiores valores para compartilhar com nossos semelhantes”
Gisela Introvini, Superintendente da FAPCEN

“A BASF fornece soluções para ajudar os agricultores a encontrar um equilíbrio entre produtividade, proteção ambiental e bem-estar social. Participar é que a Força-Tarefa nos ajuda a entender a necessidade e os desafios de toda a cadeia de soja e a ser os melhores parceiros para os agricultores”
Eduardo Novaes, Diretor de Marketing Agricultura – BASF

Organizações que desejam contribuir para o crescimento da produção, comércio e uso de soja responsável no Brasil são bem-vindas a participar desse espaço de diálogo. Em agosto, um novo encontro será realizado de forma online e todos estão convidados a conhecer e participar dessa tarefa.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.