12 de junho de 2022

Bernardinho na Bio Brazil: “Empreender é mais que vocação”

Ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei, bicampeão olímpico, técnico, empreendedor e palestrante. O currículo de Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho do Vôlei, impressiona. Mas ele quer mais. Durante palestra na  Bio Brazil Fair | Biofach America Latina e Natural Tech, que terminou neste sábado, dia 11, ele falou como conquistou tanto sucesso em sua carreira de atleta e como isso foi importante quando decidiu empreender. Sócio, entre outras, da GreenPeople, Bernardinho destaca que há uma ligação grande entre a disciplina e a motivação do atleta e do empreendedor. “Não é fácil nem simples empreender. Mas o brasileiro tem essa vocação. Tanto que vemos nesta feira uma estrutura impressionante com grandes empresas, já estabelecidas no mercado, como as pequenas, que estão começando.” Por isso, analisa o campeão olímpico, a Bio Brazil é o melhor dos mundos para quem quer empreender, pois “vemos vários negócios de sucesso e uma troca de informações e experiências que podem ajudar um empresário a crescer”.

Floresta em Pé é tema de estande que reúne marcas voltadas à preservação da biodiversidade
Nunca se deu tanta atenção às questões da Amazônia como nos últimos tempos. A luta pela preservação da biodiversidade, pela vida dos povos originários e pelo sustento das comunidades locais foi a tônica do estande Amazônia em Casa Floresta em Pé, que reuniu diversas marcas voltadas para esses temas na Bio Brazil. Entre os produtos, estão alimentos variados, artesanato, cosméticos e bebidas. Um dos expositores, Casio Luz, da Cooperativa Kayapó de Produtos da Floresta — COOBÂ-Y, levou a cultura desse povo através de suas pulseiras e brincos com grafismos únicos, além de promover a castanha-da-amazônica, mais conhecida como castanha-do-pará. “Comprar esses produtos é ajudar na renda das aldeias e manter os indígenas longe da necessidade de trabalhar para madeireiros e garimpeiros”, diz Luz. Quem quis sentir o gostinho da floresta pôde aproveitar a degustação da Peabiru Produtos da Floresta, que oferece produtos voltados à promoção da saúde, do bem-estar e da biodiversidade, incluindo mel de abelha silvestre, biojoias, óleo de andiroba, castanhas, grãos e cereais. E para os visitantes que buscavam alternativas naturais de cosméticos, a Amazônia New Face ofereceu xampus, condicionadores e máscaras hidratantes feitos com matéria-prima encontrada na biodiversidade Amazônica.

Espaço Talk and Taste recebe crianças e trabalha alimentação orgânica com sorvete saudável
Aprender e se divertir com degustação de sorvete em uma cozinha funcional. Essa foi a ideia do espaço Talk and Taste, que recebeu na tarde de quinta-feira (10) um grupo de 35 crianças da escola municipal Doutor Sócrates Brasileiro. “Trouxemos essa turma para uma conversa muito interessante sobre alimentação saudável e orgânica, de forma que elas se sentissem reconhecidas e empoderadas para a transformação que buscamos em nosso planeta. As crianças podem e devem assumir esse papel transformador. Tenho certeza que elas saíram daqui espalhando o que aprenderam para seus amigos e familiares”, afirma Kátia Bagnarelli, apresentadora do espaço. A ação também teve a presença da chef de cozinha Tatiana Cardoso, que comandou o preparo dos alimentos. Ela falou sobre a importância de ler o rótulo dos produtos antes de consumi-los. “Quando falamos em saúde, falamos em natureza e na escolha de alimentos naturais. Foi um grande prazer poder compartilhar meu conhecimento e pensarmos juntos em um futuro mais sustentável”, disse Tatiana. Ao final da ação, as crianças provaram o sorvete, que foi feito durante a atividade, e um achocolatado, ambos preparados com leite e outros ingredientes orgânicos. Todos levaram para casa também algumas mudas de plantas e temperos para usar em casa. 

Arena Vivência recebe palestra sobre a importância da certificação de perfumes naturais
Neste sábado (11), último dia da Bio Brazil, a Arena Vivência foi palco de uma palestra sobre a importância da certificação de perfumes naturais. A validação é necessária para garantir que todos os ingredientes e materiais utilizados na fabricação não têm origem animal e são sustentáveis. “É muito difícil encontrar um perfume com a estrutura 100% natural. Hoje, as perfumarias conseguem ter, em média, de 30% a 50% de ingredientes naturais na fórmula. O desafio é entregar uma boa experiência de uso, uma fragrância gostosa e sofisticada”, explicou Daniele Barbizan, diretora de criação de fragrâncias da Herbia. Para desenvolver esse tipo de produto, é necessário utilizar insumos considerados “puro ouro”. Inclusive, para conseguir a validação internacional, a embalagem também precisa ser sustentável. Rafael Krause, co-fundador da Herbia, exemplificou que a empresa desenvolveu um perfume natural cuja embalagem é feita com celofane à base de cana-de-açúcar e a válvula do frasco de vidro é removível, permitindo a reutilização quando o líquido acabar. 

Ionização do ar e sensação de bem-estar são benefícios da luminária de sal rosa
O sal rosa ganhou espaço na gastronomia em todo o mundo. Atualmente, o ingrediente, que é extraído de montanhas da Cordilheira do Himalaia, está ganhando espaço na decoração. Peças esculpidas manualmente garantem objetos como luminárias e porta-velas. Além de acrescentar beleza ao ambiente, elas ionizam o ar e proporcionam sensação de bem-estar. O tema foi abordado na Arena Inspiração no último dia da Bio Brazil. “O sal rosa é marinho, tem mais de 250 milhões de anos e sua cor se diferencia por causa dos minerais da composição, como ferro e manganês. Essas peças têm a capacidade de absorver a umidade, ionizando o ar e neutralizando os efeitos de eletrônicos, por exemplo. Por precisar estar sempre aquecido, dá a sensação de bem-estar, aconchego e melhora a energia do ambiente”, explicou a palestrante Carol Godoi, fundadora da Equilibrium Decor. As peças de sal rosa são encontradas em diversos tamanhos e formatos. Para desfrutar dos benefícios, o ideal é selecionar uma ou mais peças de acordo com o tamanho do ambiente. Vale lembrar que são objetos naturais, portanto, requerem cuidados especiais para aumentar a durabilidade. A dica é limpar com um pano seco quando a luminária “suar” e envolver com plástico quando não puder manter o equipamento aquecido. 

Famosos marcam presença
O chef de cozinha Erick Jacquin visitou a Bio Brazil na tarde de sexta-feira, dia 10, a convite da Bombay Herbs & Spices . Durante a visita, ele se disse impressionado com o tamanho da feira e falou da importância do tempero na culinária. “Tempero é tudo, em especial o sal e a pimenta. É preciso conhecer bem cada alimento para saber temperar o prato da forma correta e ressaltar o sabor”, disse. Em relação ao evento, Jacquin afirmou que não esperava tanta variedade de produtos. “É a minha primeira vez e gostei muito”, concluiu. Criada por Nelusko Linguanotto Neto, especialista em ervas e especiarias, a Bombay Herbs & Spices é reconhecida como a empresa com a maior variedade nesse segmento. São mais de 500 produtos, 100% puros e uma infinidade de sabores. No sábado, 11, foi a vez de Bella Falconi, que visitou a feira a convite da Bold. “A NaturalTech tem uma relevância enorme, não só no segmento de alimentos saudáveis, mas principalmente na mudança de hábitos nas pessoas. A influenciadora digital disse que o evento traz uma grande oportunidade para as pessoas conhecerem novos produtos e se motivarem a ter hábitos mais saudáveis. A modelo e influenciadora Ana Paula Minerato também visitou o evento neste sábado e participou no estande Empório Fit. “É uma marca voltada para o público feminino, e apresentar ela na NaturalTech, uma feira de proporções nacionais, com visitantes de todas as regiões do Brasil, é uma conquista muito importante”, afirmou. 

INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS
De olho na promoção de ações sustentáveis, a Francal Feiras, promotora do evento, tem o selo Viva Verde. Trata-se de um reconhecimento dado aos expositores que se comprometem a gerar, a cada edição, menos lixo. Além disso, o evento conta com a gestão de resíduos, feita em parceria com uma empresa especializada e uma cooperativa, responsáveis pela separação dos resíduos gerados durante os quatro dias de evento. 

PROTOCOLO DE SEGURANÇA SANITÁRIA
De acordo com o Decreto Municipal de São Paulo nº 61.307, de 13/05/2022, a apresentação de comprovante vacinal não é mais necessária, mas todos os participantes serão submetidos à aferição de temperatura para acesso ao evento. Pessoas que apresentarem temperatura corporal acima de 37,5 graus deverão comprovar teste negativo para Covid-19. O teste PCR poderá ser feito na hora, pago pelo visitante. A organização disponibilizará álcool em gel e reforçará a higienização das áreas comuns, além de recomendar o uso de máscaras e o distanciamento social. 

Sobre o evento
Realizada pela Francal Feiras, a  Bio Brazil Fair | Biofach America Latina e Natural Tech são as principais feiras do setor de produtos orgânicos, naturais e sustentáveis, incluindo alimentos, cosméticos e produtos pet. Elas são realizadas simultaneamente e reúnem os principais players do mercado em mais de 120 horas de conteúdo sobre inovações, tendências e novidades do setor. Nas edições anteriores, os eventos receberam mais de 40 mil pessoas e apresentaram ao menos 1.200 lançamentos ao mercado.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.