BA identifica 1ª ocorrência de ferrugem da safra de soja 2017/18 em São Desidério

Estadão Conteúdo – A primeira ocorrência de ferrugem asiática da soja na Bahia nesta safra 2017/18 foi confirmada em São Desidério, no oeste do Estado, informou, em nota, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). A associação cita informações da Círculo Verde, empresa que confirmou na quarta-feira, 3, a presença do fungo em plantas no estádio R3.

A área onde a ferrugem foi detectada foi semeada em novembro, dentro do intervalo estabelecido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), entre 8 de outubro e 15 de janeiro.

O coordenador do Programa Fitossanitário de Combate à Ferrugem Asiática da Soja na Bahia, Armando Sá, disse, na nota, que a ocorrência de chuvas regulares na região, temperaturas mais frias à noite e formação frequente de orvalho favoreceram tanto a soja quanto o fungo causador da ferrugem.

“Mesmo o foco tendo sido encontrado tardiamente, comparado com outros Estados, a previsão é de que a chuva continue no oeste da Bahia de forma contínua até o fim de janeiro, por isso os demais agricultores devem estar alerta e intensificar o monitoramento nas áreas plantadas”, disse Sá.