17 de junho de 2022

Anunciadas as Grandes Campeãs do Leite na Megaleite 2022 

A feira ainda teve lançamento do Sumários de Touros Girolando 2022 com 15 novas características e do Ranking Rebanho. 

A Megaleite 2022 já tem as grandes campeãs do 31º Torneio Leiteiro da Raça Girolando, encerrado nesta quinta-feira, 16 de junho. Concorreram 15 animais de criatórios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás. A vaca com maior produção absoluta de leite em nove ordenhas válidas foi Francisca FIV da PEZ, de propriedade da criadora Maria Beatriz do Prado Zago, do município de Perdizes. Francisca FIV da PEZ teve produção total de 255,680 kg/leite e média de 85,227 kg/leite. A vaca é da composição racial CCG 3/4 Gir + 1/4 Hol. Já a vaca Solar do Engenho Garoa foi a Grande Campeã de Composição do Leite. Da composição racial CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir, ela é de .de Thiago Viana Nogueira, de Sete Lagoas-MG. Conquistou o campeonato com uma produção de 201,485 kg/leite e média de 67,162 kg/leite. A recordista de Torneio Leiteiro da Megaleite continua sendo a vaca Indiana Canvas 2R, com 108,430 kg/leite na edição de 2014.

SUMÁRIOS

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando acaba de divulgar 15 novas características que foram incorporadas ao Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). O lançamento dos Sumários de Touros e de Fêmeas ocorreu nesta quinta-feira, 16 de junho, durante a Megaleite 2022, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG. Agora, o Sumário de Touros passa a contar com 19 PTAs genéticas e genômicas. “Será um divisor de águas para o PMGG, que antes contava com quatro PTAs e agora ganha mais 15.  Podemos afirmar que, com todas essas ferramentas, teremos um novo Girolando a partir de 2022, muito mais eficiente para o nosso criador. E estamos preparados para lançar diversas outras características de saúde, reprodução, qualidade do leite e morfológicas nos próximos anos”, diz o presidente da Girolando.

Segundo o presidente, essa inovação permitirá acelerar o melhoramento genético dos rebanhos, o que representará, em breve, mais leite de qualidade chegando à mesa dos consumidores. As características que constam no Sumário de Touros 2022 são: para produção de leite em até 305 dias (PTAL), intervalo de partos (PTA IP), idade ao primeiro parto (PTA IPP), tolerância ao estresse térmico (TE), peso do bezerro ao nascimento (PTA PN), período gestacional da vaca (PTA PG), Índice de Produção e Persistência na Lactação do Girolando (IPPLG), Índice de Eficiência Tropical do Girolando (IETG), Índice de Facilidade de Parto do Girolando (IFPG), Índice de reprodução do Girolando (IRG), Composto do Sistema Locomotor do Girolando (CSLG), Composto Sistema Mamário do Girolando (CSMG).

Já o Sumário de Fêmeas traz a relação das vacas TOP 1000 da raça Girolando para produção de leite, com os respectivos PTAs para produção de leite em até 305 dias (PTAL), intervalo de partos (PTA IP), PTA genômica para idade ao primeiro parto (GPTA IPP) e acurácia (Ac.), conforme cada composição racial. O Teste de Progênie da raça Girolando foi iniciado em 1997. Desde então, houve uma grande evolução da raça. Considerando a produção de leite em até 305 dias, em 2000, a produção média alcançava 3.695 kg e, já em 2021, essa média aumentou para 6.032 kg, representando um aumento de 60% no período de 20 anos. Os Sumários podem ser acessados no site www.girolando.com.br

Girolando divulga resultado do Ranking Rebanho

Pelo sexto ano consecutivo, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando evidencia os criadores que melhor desempenham o trabalho de seleção, produção, reprodução e sanidade dentro do seu rebanho. A entidade acaba de divulgar, durante a Megaleite 2022, em Belo Horizonte/MG, o Ranking Nacional Girolando Modalidade Rebanho 2021. O documento traz os cinco rebanhos de melhor classificação dentro de cada classe. Para gerar o resultado foram utilizadas informações dos 357 rebanhos ativos no Serviço de Controle Leiteiro Oficial. Foram utilizadas 19.249 lactações encerradas, entre o período de 1° de janeiro e 31 de dezembro de 2021. O Ranking Modalidade Rebanho é dividido em dez categorias, que são divididas em seis classes, conforme o número de animais participantes.
“O Ranking Modalidade Rebanho é hoje uma referência para os criadores de Girolando que buscam melhorar seus indicadores e, como consequência, elevar a rentabilidade do seu negócio”, destaca o coordenador Operacional do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG).

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.