No frio, as infecções do trato respiratório aumentam de forma importante, seja nos humanos ou nos animais. Isso se dá pelas mudanças bruscas de temperatura, afetando diretamente as vias aéreas superiores e pulmões, provocando irritação, inflamação e ressecamento de mucosas, o que facilita o processo de infecção. Ao identificar problemas respiratórios em cães ou gatos, o tutor deve, imediatamente, buscar auxílio do médico veterinário”, alerta o médico veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal. “Estas infecções podem ser provocadas por diferentes bactérias, das quais observamos, cada vez mais, o desenvolvimento de resistência aos antibióticos prescritos. Isso acende um alerta importante na prescrição dos tratamentos, já que as doenças respiratórias representam um dos motivos mais recorrentes para o uso de antibióticos”, reforça o médico-veterinário.
É essencial que os tutores sempre estejam atentos a alguns sinais que podem indicar alterações no trato respiratório. Normalmente, os animais apresentam apatia, espirros, secreção nasal e ocular, febre, perda de apetite e tosse. Determinadas bactérias se destacam nessas infecções, como Pasteurella, Streptococcus, Escherichia coli e Staphylococcus. “A resistência bacteriana ganha relevância no mundo, seja na saúde humana ou animal. Trata-se de um grande desafio que pode ser enfrentado com o uso de antibióticos, somente quando necessário e, rigorosamente, prescritos após orientação do médico-veterinário que avaliou o quadro do cão ou gato”, ressalta Jaime Dias. Uma das causas da resistência aos antibióticos pode estar ligada à produção da enzima beta-lactamase pelas bactérias, impedindo a ação de antibióticos.
Ciente dos desafios impostos pela resistência bacteriana aos medicamentos, a Vetoquinol desenvolveu Clavaseptin® P, que atua contra as bactérias produtoras da enzima beta-lactamase. Clavaseptin® P é um antibiótico com ação eficaz contra diferentes bactérias sensíveis à amoxicilina, presente na composição do produto, assim como o ácido clavulânico, que atua diretamente inibindo a ação da beta-lactamase. Além disso, o medicamento se destaca por ser reconhecido com o selo Easy to Give, concedido pela britânica Internacional Society of Feline Medicine (IFSM), por sua alta palatabilidade e fácil administração.
Importante lembrar que antibióticos só podem ser utilizados quando prescritos por um médico-veterinário. Somente este profissional está capacitado para identificar as doenças assim como orientar o tratamento adequado para o seu pet. “Só assim é possível obtermos a dose e o intervalo correto das administrações, contribuindo para a eficácia do medicamento, evitando a formação de resistência e proporcionando conforto, segurança e recuperação para o animal acometido”, finaliza o gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.
Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.