ANDAV participa do seminário “Diagnóstico e Desafios da Agropecuária”

O Relações Institucionais da ANDAV, Geraldo Mafra, participou, nesta terça (12), em Brasília, do seminário “Diagnóstico e Desafios da Agropecuária”, na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O encontro reuniu pesquisadores e especialistas para debater temas relevantes para o setor produtivo, como política agrícola, logística e armazenamento, sustentabilidade ambiental, produção e economia regional.

O evento reuniu pesquisadores e especialistas para debater temas relevantes para o setor produtivo, como política agrícola, logística e armazenamento, sustentabilidade ambiental, produção e economia regional.

“O evento foi um importante momento para o setor debater sobre as oportunidades e as dificuldades enfrentadas pelo segmento, num cenário em que o Agro está em foco, considerando os resultados positivos proporcionados ao PIB Brasil. O mercado mundial é uma bela oportunidade para o segmento, mas ficou muito bem registrado que temos várias ameaças que devem ser observadas e afrontadas.” Destaca Geraldo Mafra. Ainda segundo o representante da ANDAV, o movimento que China está planejando para o futuro poderá colocar em risco o que estamos considerando como uma oportunidade, no momento.

O debate também destacou a relevância da pesquisa científica na contribuição com o setor produtivo. “O encontro foi de suma importância com a presença da academia. Essa sinergia entre pesquisa e produção poderá apresentar resultados importantíssimos para o setor, tanto em pesquisas como em novas propostas de desenvolvimento para a gestão do negócio”. Explica, Mafra.

Durante o seminário foi lançada a publicação “Desafios da Nação” elaborado a partir de estudos realizados pelo Ipea para a formulação de políticas públicas e retomada de crescimento econômico do Brasil. Na publicação há um capítulo sobre sustentabilidade produtiva, em que foi traçado um amplo diagnóstico do setor agropecuário brasileiro.

Também participaram do evento o presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio de Janeiro (Faerj), Rodolfo Tavares, e o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon.


Compartilhar:

Email Facebook LinkedIn Twitter Print

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira