25 de junho de 2020

Ambientalista Marcelo Furtado integra comitê da Marfrig

Ex-diretor executivo do Greenpeace no Brasil e referência na área do meio ambiente, Furtado contribuirá para a estratégia de sustentabilidade da segunda maior empresa de carne bovina do mundo.

Marcelo Furtado, um dos mais reconhecidos profissionais na área de meio ambiente e ex-diretor executivo do Greenpeace no Brasil, é o novo integrante do comitê de sustentabilidade da Marfrig, segunda maior empresa global de carne bovina e maior produtora mundial de hambúrgueres. Engenheiro químico de formação com mestrado em energias renováveis, Furtado é sócio-fundador da ZScore, plataforma de relacionamento que oferece uma solução de rastreabilidade de ativos ambientais utilizando a tecnologia blockchain, e presidente do conselho da World Resources Institute Brasil (WRI), um instituto global de pesquisa que atua em Cidades, Florestas e Clima. Também é membro do conselho da Conectas, ONG focada na questão dos direitos humanos, e do conselho de sustentabilidade da Duratex

No comitê de sustentabilidade da Marfrig, Furtado se une a Paulo Pianez Júnior, diretor de sustentabilidade da companhia, Roberto Waack, membro do conselho de administração e coordenador do Comitê de Sustentabilidade, Daniela Mariuzzo, Executive Director IDH Brazil e Alain Emile Henri Martinet, membro do conselho de administração. “Para a Marfrig, é um enorme privilégio contar com a experiência e o conhecimento de Marcelo Furtado”, diz Marcos Molina dos Santos, fundador e presidente do Conselho de Administração da empresa. “Temos convicção de que ele contribuirá de forma decisiva para reforçar a posição atual da Marfrig como uma referência em termos de sustentabilidade.”

Furtado é considerado uma das maiores referências na defesa do meio ambiente no Brasil. Há mais de 30 anos atua como com sustentabilidade e justiça social por meio da inovação e da mobilização pública em torno de causas como clima, energia e uso da terra. De 2008 a 2013, foi diretor-executivo no país de uma das maiores ONGs globais, o Greenpeace, no qual atuou em campanhas de conscientização sobre a importância da preservação das florestas e dos impactos das mudanças climáticas.

É, também, membro fundador da Coalizão Brasil Clima Floresta e Agricultura, fórum multistakeholder com representantes da academia, setor privado e sociedade civil para promover uma economia para o uso do solo sustentável, inclusiva e de baixo carbono. E atuou como diretor-executivo da Alana Foudation, de 2018 a março de 2020, e co-fundador da plataforma Believe.Earth, que fortalece causas de impacto socioambiental

SOBRE A MARFRIG AMÉRICA DO SUL
A Marfrig é responsável pela gestão de 12 unidades de abate e 3 unidades de processamento no Brasil- incluindo a produção de alimentos prontos como carne enlatada, beef jerky, molhos e sachês. Esses produtos são comercializados no mercado interno em canais de varejo, atacado e foodservice, além de serem exportados para cerca de 100 países. A Marfrig também possui 5 unidades produtivas instaladas na Argentina, onde é líder nacional na produção e venda de hambúrgueres. No Uruguai, opera 5 unidades e é a maior empresa de abate e exportação do país. No Chile, a companhia é a principal importadora de carne bovina e mantém 1 unidade de abate de cordeiros que atende aos mais diversos países.

SOBRE A MARFRIG AMÉRICA DO NORTE
A National Beef, localizada nos Estados Unidos e controlada pela Marfrig, exporta para mais de 30 países e tem capacidade de abate de 13,1 mil cabeças de gado por dia. A companhia é responsável por 3 unidades de abate de bovinos, 5 unidades de processamento de carne, incluindo um curtume e uma das maiores fábricas de hambúrgueres do mundo, localizada em Ohio. Seus produtos são comercializados internamente nos canais de varejo, atacado e foodservice, sendo também a principal exportadora de carne bovina resfriada dos Estados Unidos, focada nos mercados do Japão e Coreia do Sul. A National Beef também responde pela comercialização de produtos aliados/complementares e os subprodutos originários do processo, operação de curtume e de logística, e venda de produtos online direto para o consumidor.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.