Agronotícias por Mauricio Picazo Galhardo

AGRONEGÓCIO.O PIB do Agronegócio brasileiro, calculado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), apresentou ligeira alta de 0,04% em abril de 2019, o que fez com que a queda no acumulado do ano (de janeiro a abril) se limitasse a 0,05%. 

VISITA. No último dia 31 de julho, em visita ao Brasil, o Secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, manteve audiências com o Senhor Presidente da República e com o Ministro da Economia, ocasiões em que se reforçou o interesse de ambos os governos no estreitamento das relações econômico-comerciais bilaterais.

AVALIAÇÃO. Na reunião, confirmou-se a determinação dos dois governos de trabalhar pela aproximação comercial, expansão dos fluxos de comércio e investimentos e redução das barreiras existentes em ambos os mercados. A possibilidade de negociação comercial mais ampla, inclusive entre o MERCOSUL e os EUA, está sendo avaliada.

BRASIL-EUA. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina afirmou que o início das negociações de um acordo comercial entre Brasil e Estados Unidos mostra que o país está se abrindo para o mundo e caminhando para posições mais expressivas no mercado mundial. “Assim como nós acabamos de fazer o acordo Mercosul-União Europeia [em junho], eles [norte-americanos] vieram aqui mostrando interesse em acordo com o bloco, mas esse acordo não é Brasil, é Mercosul e Estados Unidos.

LEITE. O preço pago ao produtor em julho, referente ao leite entregue em junho, recuou 7,9% (ou 12 centavos/litro) frente ao mês anterior – essa foi a primeira queda mensal deste ano. Segundo levantamento do Cepea, da Esalq/USP, a “Média Brasil” líquida fechou a R$ 1,4064/litro em julho, 7,8% menor em relação à do mesmo período de 2018.

CONGRESSO. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina confirmou presença na solenidade de abertura do Congresso Brasileiro do Agronegócio, uma realização conjunta da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, que foi promovido, dia 5 de agosto, no Sheraton WTC São Paulo Hotel. A ministra estará acompanhada de Marcos Montes, secretário Executivo do MAPA, e outros.

MERCOSUL. A primeira reunião do Fórum da Carne do Mercosul (FMC) foi realizada (1-08) em Buenos Aires, Argentina, após a assinatura do acordo de livre comércio com a União Européia e a outorga da cota de 99 mil toneladas no final de junho. de carcaça de peso de carne. O porta-voz e representante da FMC para a Argentina, Juan José Grigera, assegurou ao portal paraguaio El Agro que “nada foi resolvido ainda”. Há 15 anos, o FMC definiu uma distribuição, em grandes números, de 42,5% para o Brasil, 29,5% para a Argentina, 21% para o Uruguai e 7% para o Paraguai.

ALGODÃO. Os cotonicultores mineiros já têm um bom motivo para comemorar. É que a produção este ano deve ser 67,3% maior do que os números da safra passada. Isso deve colocar Minas Gerais no terceiro lugar do ranking dos maiores produtores brasileiros de algodão. A euforia dos produtores pode ser notada durante o dia de campo que a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (AMIPA) promoveu no último dia 4 de julho, na fazenda experimental da entidade, localizada em Santana de Patos, distrito de Patos de Minas (MG). O evento atraiu quase 600 pessoas.

FAO. O novo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o chinês Qu Dongyu, prometeu promover a inovação agrícola no mundo para erradicar a fome. Qu, que recebeu o testemunho das mãos do brasileiro José Graziano da Silva em uma cerimônia, optou por “ciências modernas e tecnologia”, as diferentes “abordagens para inovar na agricultura” e novas pesquisas a fim de atingir os objetivos para alimentos sustentáveis ​​marcados internacionalmente.

ARMADILHA. O secretario de Comércio  dos Estados Unidos em visita ao Brasil, aconselhou que o Mercosul tome cuidado com as exigências da União Européia (UE) feitas no Acordo de livre comércio com a UE, para que isso não prejudique um futuro tratado com os Estados Unidos. É preciso tomarem cuidado para não entrarem em uma armadilha, disse Wilbur Ross.

Email: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com.

 


Compartilhar:

Email Facebook LinkedIn Twitter Print

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira