Agronotícias por Mauricio Picazo Galhardo

ARGENTINA. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina fez parte da comitiva que aconpanhou o presidente Bolsonaro à Argentina. Além de Tereza Cristina, integram a comitiva brasileira os ministros Paulo Guedes (Economia), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Marcos Pontes (Ciência) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

CIEE. O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Gustavo Junqueira, foi homenageado pelo Centro de Integração Empresa-Escola, em evento que contou com a participação do ex ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, hoje coordenador do Centro Agronegócio da FGV, e do superintendente geral do CIEE, Humberto Casagrande. Durante a cerimônia foi lançado oficialmente o programa “Aprendiz Legal Agronegócio”, que pretende inserir os jovens em atividades rotineiras do campo.

MADEIRA. O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) quer ampliar a produção de madeira proveniente de áreas sob concessão florestal de áreas nativas. Um dos principais objetivos do sistema de concessão florestal é gerar produtividade, renda e empregos mantendo a floresta nativa em pé. Atualmente, pouco mais de um milhão de hectares de floresta nativa pública está sob concessão florestal.

PEIXE. O segmento da aquicultura e pesca deverá ser incluído no Plano Safra 2019/2020. A notícia foi dada pela ministra Tereza Cristina, durante o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Pescado, em Brasília. Segundo Tereza Cristina, este é um setor que tem grande potencial de crescimento no país. “Vamos colocar a pesca onde ela merece, vamos tratar dos pescadores artesanais, dos profissionais, da pesca em mar”, ressaltou.

GALINHAS. Está disponível na internet a mais nova versão do Sistema Alternativo de Criação de Galinhas Caipiras. A publicação, que teve sua primeira edição em 2003 e foi atualizada no final de 2018, apresenta recomendações técnicas que viabilizam ou potencializam a capacidade produtiva da criação da galinha caipira.

SOLO. A Aliança Mundial pelos Solos – The Global Soil Partnership (GSP) -, estabelecida em 2012, realizou, de 05 a 07 de junho, sua 7ª Assembleia Plenária, na sede da FAO (Roma, Itália) – Organização da ONU para Alimentação e Agricultura, com discussões sobre o Avanço nos Pilares da Parceria Global de Solos, sobre o Trabalho do Painel Técnico Intergovernamental de Solos e sobre o Desempenho Global da Aliança Mundial pelos Solos.

HOMENAGEM. O presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Antonio Alvarenga, foi homenageado durante o evento de comemoração dos 30 anos da Embrapa Territorial, realizado, em Campinas (SP). A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, entregou uma medalha a Alvarenga, em reconhecimento a seu empreendedorismo e à sua parceria histórica com a Embrapa.

ARMAZÉNS. Agentes ligados ao setor de armazenagem estiveram reunidos em Curitiba, no Paraná, para a primeira reunião do ano da Associação Brasileira de Companhias Armazenadoras Oficiais (ABCAO) para discutir temas voltados ao setor. O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Newton Araújo Silva Júnior, apresentou os dados e informações relativas ao cenário da armazenagem no país.

ARROZ. Os estoques privados de arroz no Brasil chegam a 646,8 mil toneladas. Deste total, 578,4 mil toneladas correspondem ao arroz em casca e 46,8 mil toneladas são do produto beneficiado, com equivalente em casca de 68,8 mil toneladas. Os dados estão na Pesquisa de Estoques Privados de Arroz realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O estudo traz o volume do grão depositado no dia 28 de fevereiro deste ano, data em que finaliza a safra 2017/2018 e foi realizada nas unidades armazenadoras e indústrias de beneficiamento localizadas nos maiores estados produtores do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso, responsáveis por 83% da produção orizícola do país.

TRIGO. A plantação de trigo na Argentina vem acelerando consideravelmente nos últimos dias, chegando a 19,7% da área total, segundo informou o especialista Luiz Fernando Pacheco, analista da T&F Consultoria Agroeconômica. De acordo com ele, as condições climáticas melhoraram bastante.

Contatos: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira