Agronotícias por Mauricio Picazo Galhardo

CAFEZAL URBANO. Os paulistanos vivenciaram uma experiência diferente no último fim de semana, quando a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo abriu as portas do Instituto Biológico para a população colher os grãos maduros dos cerca de 2.000 pés do cafezal urbano do IB, localizado no coração da cidade de São Paulo. É o 14º Sabor da Colheita, que marca o início simbólico da safra do café no Estado de São Paulo em parceria com a Nestlé. Os participantes verão o significado prático da jornada de milhares de cafeicultores brasileiros. Todo o processo foi orientado por especialistas.

ELOGIO.  Convidada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, a ministra da agricultura Tereza Cristina esclareceu os eixos de gestão da pasta aos parlamentares, como simplificação de processos burocráticos, acesso a novos mercados internacionais e sustentabilidade. Também fez um balanço positivo da viagem aos países asiáticos. O desempenho da ministra foi elogiado pelos deputados da Comissão.

PERSPECTIVAS. Promover o ajuste fiscal, realizar as reformas do Estado, priorizar uma agenda microeconômica para destravar os negócios e mudar a estrutura orçamentária do País. Estes são alguns dos objetivos do governo apontados por Carlos Von Doellinger, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), para que o Brasil possa retomar seu crescimento. O executivo participou como palestrante da reunião do Conselho de Economia da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), realizada no dia 17 de maio. O encontro foi coordenado pelo presidente do Banco do Brasil e do Conselho, Rubem Novaes.

SOJA HB4. A editoria rural do jornal argentino Clarin informou que O TMG e Verdeca (uma joint venture entre a Arcadia Biosciences e Soluções Bioceres Colheita Corp) anunciaram que eles tenham concluído com êxito o processo de regulamentação e receberam aprovação comercial no Brasil da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para o evento HB4, que confere tolerância à seca na soja. A aprovação permite a semeadura e colheita de variedades de soja HB4® no Brasil.

VERBA. Produtores de olerícolas, frutas e arroz das regiões do Alto Tietê e do Vale do Paraíba já acessaram mais de 75% dos recursos disponibilizados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para recuperar a lavoura afetada pelas chuvas deste ano. A Linha de Custeio Emergencial foi lançada em abril pelo secretário Gustavo Junqueira em Mogi das Cruzes.

FITOTERÁPICOS. Uma agenda para envolver municípios da região sul do Rio Grande do Sul na implantação de programas de plantas medicinais e de fitoterápicos está marcada para acontecer entre os dias 28 e 30 de maio, no Centro de Capacitação do Agricultor Familiar (CECAF) da Estação Experimental de Cascata, que pertence a Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS) com o evento denominado I Encontro Intermunicipal de Implantação de Programas de Plantas Medicinais e de Fitoterápicos.

LUSO-BRASILEIRO. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está presente no 2º Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura (CLBHort2019), que aconteceu em Goiânia. O presidente da estatal, Newton Júnior, participou de uma mesa redonda, que debateu os desafios encontrados no fortalecimento do mercado hortigranjeiro.

FERRUGEM. Pragas e doenças na agricultura podem resultar em queda no volume de produção, em prejuízos à qualidade dos produtos, e, conforme a situação, podem levar à morte as plantas e até dizimar cultivos inteiros. Nesse sentido, a ausência de controle das pragas e doenças nos cultivos agrícolas teria como impacto direto o comprometimento das safras, segundo informou o Cepea.

HORTA ESCOLAR. Cerca de 30 alunos do ensino integral do Colégio Estadual Gilberto Freyre, em Nossa Senhora do Socorro, participam ativamente da horta escolar que foi implantada na unidade de ensino, através de uma parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) por meio do Programa Embrapa & Escola, que promove a popularização da ciência junto ao público estudantil. Em um espaço de cerca de 20 metros quadrados, no fundo da escola, eles aprendem a plantar e colher produtos alimentícios sem agrotóxicos.

Contatos: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira