Agronotícias por Mauricio Picazo Galhardo

APOIO – Representantes de apicultores se reuniram dia (29) com o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o secretário de Defesa Agropecuária, Luís Rangel, para pedir apoio para aumentar a atual produção de 60 mil toneladas de mel, dos quais a metade, 30 mil toneladas são exportadas para mais de 40 países. De acordo com dados do setor, em 2016 foram exportados o equivalente a quase U$ 30 milhões, sendo U$ 22 milhões para os Estados Unidos.

CENSO AGROPECUÁRIO – Os dados preliminares do Censo Agropecuário 2017 confirmam a tendência de envelhecimento da população rural e o aumento da migração dos jovens para os grandes centros. Segundo o IBGE, 21,4% dos moradores da zonal rural têm mais de 65 anos, um aumento de cerca de 4% em relação ao Censo anterior. Já o número de jovens entre 25 anos e 35 anos nas zonas rurais caiu cerca de 4% na última década.

TOMATE. A safra de verão 2017/18 (novembro/17 a junho/18) de tomate fechou com preços 36,75% acima dos custos de produção. Na primeira parte da temporada de inverno, em curso, apesar dos preços mais baixos em junho e julho, a rentabilidade também ficou positiva. É o caso de Mogi Guaçu (SP), onde a produção entre maio e junho somou 390 cx/mil pés, preço ponderado de R$ 35,59/cx e custos de R$ 25,25.

CANAL ABERTO – Portaria que aprova canais para denúncias a serem realizadas por empresas de eventuais atos de corrupção praticados por agentes públicos, foi publicada, no Diário Oficial da União. Cláudio Torquato, chefe da Assessoria de Controle Interno e responsável pelas ações de Integridade do Ministério da Agricultura, destaca que “a identidade do cidadão é sempre mantida em absoluto sigilo.”

CERTIFICAÇÃO – A adoção de certificação fitossanitária (E-phyto) de produtos vegetais de forma eletrônica para o comércio internacional foi defendida por representantes de 20 países da América Latina reunidos, em Natal, durante o Workshop Regional da Convenção Internacional para a Proteção dos Vegetais (CIPV). A convenção (CIPV) é um organismo multilateral que trata da proteção de plantas e derivados, com o objetivo de favorecer e estimular o comércio seguro dos produtos de origem vegetal em relação a pragas e doenças.

IBGE – O IBGE divulgou os resultados das Contas Nacionais Trimestrais, com estimativa do PIB (Produto Interno Bruto) para o segundo trimestre deste ano e comparações com períodos anteriores. No trimestre, o PIB cresceu 0,2 % em relação ao trimestre anterior. Nesse período, a Agropecuária não apresentou crescimento, a Indústria caiu o,6 % e Serviços cresceram 0,3 %.

VACINAÇÃO. A primeira etapa da campanha de vacinação deste ano contra a febre aftosa, realizada em maio, imunizou 197,87 milhões de animais no país, atingindo cobertura vacinal de 98,33% do rebanho de bovinos e bubalinos. Nesta fase, o número de animais envolvidos era de 201,2 milhões. Os números foram publicados, pela Divisão de Febre Aftosa e outras Doenças Vesiculares (Difa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

ORIENTE MÉDIO – O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, chefia missão comercial brasileira para Egito, Turquia e Emirados Árabes, a partir do último, fim de semana, que conta com 25 representantes brasileiros de empresas e entidades de diferentes segmentos do agronegócio, além de técnicos do Mapa. O objetivo é ampliar a diversificar a pauta comercial e prospectar mercados, dentro da meta estabelecida de elevar a participação nacional no mercado mundial do agro de 7% para 10% em cinco anos.

CABOTAGEM – O Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma) contratou um estudo para identificar as principais deficiências competitivas nos mercados brasileiros de cabotagem e de apoio marítimo. O objetivo é discutir já com o próximo governo mudanças para que, futuramente, as empresas locais sejam tão competitivas quanto as internacionais. O sindicato defende que o marco regulatório (Lei 9432/1997) e o Fundo da Marinha Mercante são os pilares fundamentais para sobrevivência das empresas e para o crescimento da navegação brasileira no médio prazo.

Textos: Mapa, Embrapa, HFBrasil, Portos e Navios.