22 de fevereiro de 2013

Iniciativa da BASF e Teejet treina mais de 700 operários de cana em três anos

Foto: Divulgação.

Aplicar defensivos de maneira eficiente assegura ao produtor melhor desempenho e economia de produto e, consequentemente, melhor gestão do negócio. O avanço da tecnologia tem contribuído nesse processo por meio da utilização de equipamentos como o GPS (Sistema de Posicionamento Global). Com o intuito de auxiliar o produtor de cana-de-açúcar a ter mais precisão no uso de defensivos, a BASF criou o projeto GPS Plateau® em parceria com a TeeJet®, empresa fabricante de bicos para pulverização e do GPS Matrix PRO 570 G, no ano de 2010. Em três anos já foram tratados mais de um milhão de hectares de cana-de-açúcar e mais de 700 operários – onde muitos trabalhavam em serviços braçais e eram apenas cortadores – foram treinados e capacitados para operar o maquinário.

Os equipamentos são instalados nos tratores e possibilitam um conhecimento mais acurado e preciso da área trabalhada, o que permite a aplicação do herbicida Plateau® em momentos de difícil controle e sem que sejam necessárias interrupções, isto é, durante as 24 horas do dia, incluindo o período da noite. Neste sentido é possível até duplicar a capacidade operacional. “Conhecendo melhor cada metro quadrado de sua propriedade, o produtor consegue manejar com melhor eficiência o controle de plantas daninhas economizando tempo e produto. A pulverização torna-se mais precisa e evita sobreposições de aplicação. Mesmo sem a luz do dia a aplicação pode ser feita com excelentes resultados”, explica Graciela Mognol, gerente de Marketing Cultivos – Cana-de-açúcar, Citros e Amendoim da BASF.

O GPS Plateau® utiliza sinais de satélite e softwares para orientar os trabalhos no campo, e ainda gerar dados de desempenho, cuja interpretação pode auxiliar na gestão de equipamentos e das equipes, buscando o máximo aproveitamento dos recursos.  Nesse sentido, ferramentas como esta contribuem para que o produtor faça o manejo fitossanitário da cultura de maneira sustentável, já que com a melhor utilização do produto evita-se o desperdício comum ao realizar este tipo de trabalho.

Desde que teve início a iniciativa, a BASF já distribuiu mais de 200 equipamentos, dos quais mais de 100 em São Paulo, maior estado produtor do país com 51,8% da área plantada de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Dia após dia a agricultura de precisão firma-se como uma tecnologia necessária para se obter maior produtividade e rentabilidade no campo”, comemora Sérgio dos Santos, gerente geral para América do Sul da TeeJet®.

Fonte: X Comunicação

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.