18 de março de 2013

Parque Fernando Costa tem licença ambiental aprovada pelo COPAM

Parque Fernando Costa teve licença ambiental aprovada pelo COPAM / Foto: Wellington Silva.

A ABCZ obteve nesta sexta-feira (15/03) mais uma importante conquista na área ambiental. A associação teve a licença ambiental do Parque Fernando Costa, onde está situada sua sede em Uberaba/MG, aprovada pelo COPAM (Conselho Estadual de Política Ambiental). “A aprovação da licença ambiental do Parque Fernando Costa indica que a ABCZ está atendendo não só uma exigência da Norma ISO 14001, da qual é certificada, mas também as leis municipais e estaduais que se referem à preservação dos recursos naturais.

Para obter esta licença foi preciso documentar o trabalho da ABCZ em várias áreas, como economia de energia, racionamento de água, separação adequada de resíduos e transformação em adubo orgânico e a correta utilização dos cinco poços artesianos existentes, além de outros itens importantes”, comenta a RD (Representante da Direção) da ABCZ, Vanessa Gobbo.

Porém, a regularização ambiental não é finalizada com a obtenção da licença. A manutenção da regularidade ambiental pressupõe o cumprimento permanente de diversas exigências legais e normativas, explícitas ou implícitas na licença ambiental. Justamente por isso, a ABCZ continuará realizando um trabalho permanente de conscientização junto a seus colaboradores e ao público que visita o Parque Fernando Costa. “A licença ambiental soma ao amplo trabalho que vem sendo feito pela ABCZ nos últimos anos e, que culminou, com a certificação da entidade para as normas ISO 9001 e ISO 14001 no final do ano de 2011 e a manutenção destas certificações em 2012”, afirma Vanessa.

Certificações
A ABCZ foi a primeira associação de pecuária do Brasil a receber a certificação ISO 9001 e 14001. O ISO é um sistema internacional de certificação, cujas normas foram criadas com o objetivo de melhorar a relação comercial entre os países e estabelecer padrões de qualidade. Sua relevância é reconhecida mundialmente. A ABCZ é uma entidade representativa de classe com 20 mil associados e responsável por inspecionar, controlar e registrar cerca de 700 mil animais por ano, além de possuir um banco de dados com informações de mais de 12 milhões de animais.

ISO 9001
Ao longo da última década, muitos foram os investimentos da ABCZ em modernização na melhoria de qualidade no atendimento aos associados. O programa de gestão implantado ao longo dos últimos anos representa uma mudança cultural de grande relevância para o presente e o futuro da entidade, pois cria condições para a melhoria contínua do atendimento aos associados e do próprio processo de governança, com maior transparência, igualdade, prestação de contas e foco em resultados. Recentemente, a ABCZ passou a utilizar um SGI (Sistema de Gestão Integrada) ainda mais completo, visando a melhoria contínua dos serviços prestados pela entidade, como aumento da produtividade, aumento da satisfação dos associados, melhoria na relação com o meio ambiente, entre outros.

ISO 14001
Comprometida com a preservação do meio ambiente, a ABCZ também foi a primeira associação do setor a conquistar a ISO 14001, norma internacional que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). A entidade já desenvolvia há alguns anos projetos e ações sustentáveis, tanto nos eventos que realiza quanto na rotina diária dos trabalhos que executa.

Entre os anos de 2008 e 2010, a ExpoZebu (Exposição Internacional das Raças Zebuínas), feira promovida anualmente pela ABCZ, teve como tema central a pecuária sustentável. Foram realizados simpósios e fóruns com pesquisadores de vários países, que apresentaram estudos sobre a produção sustentável. As pesquisas comprovaram que recuperação de pastagem pode reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Com isso, a partir de 2011, a ABCZ deu início a uma ampla campanha de conscientização do pecuarista sobre a necessidade da recuperação de pastagens e também sobre as vantagens da implantação do sistema Silvipastoril, que integra árvores, pastagem e gado em um mesmo ambiente.

A ExpoZebu foi a primeira exposição de gado do país a adotar o modelo de feira sustentável. Implantado em 2009, o “Projeto Sustentabilidade da ExpoZebu” engloba: compostagem dos resíduos do gado gerados durante o evento e realização de pesquisas com esse material, uso racional de água para lavagem dos animais, coleta seletiva do lixo, captação de água da chuva para higiene animal e fabricação de biodiesel a partir do óleo de cozinha descartado pelas barracas de alimentação e pelos restaurantes em funcionamento no recinto da feira. O biocombustível fabricado na usina móvel foi utilizado para abastecer o caminhão de coleta de lixo reciclável das cooperativas de catadores que trabalharam na ExpoZebu.

Como o Parque Fernando Costa, local onde está sediada a ABCZ, é utilizado para realização de outras exposições de gado, o projeto hoje já foi incorporado à maior parte desses eventos. Desenvolvido em parceria com diversas entidades, o projeto envolve ainda ações educativas com os tratadores de animais. Com isso, foi possível reduzir os impactos ambientais das feiras.

A coleta seletiva não acontece apenas nas exposições. A ABCZ instalou lixeiras apropriadas por todo o Parque Fernando Costa. Na sede, foi instalado ainda um recipiente para o descarte de pilhas e baterias. Para conscientizar colaboradores e o público em geral sobre a importância da reciclagem de resíduos, do uso racional de energia e de água, a ABCZ realizou workshops e distribuiu cartilhas.

Além destas auditorias, é importante lembrar que o Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas, realizado pela ABCZ em todo o território nacional, é periodicamente auditado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A mais recente auditoria foi realizada entre os dias 19 e 21 de junho de 2012.

Fonte: Site ABCZ

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