6 de maio de 2021

Agro Amazônia é a rota do sucesso

O maior distribuidor de insumos agropecuários do Brasil cresce 45%, abre sete novas lojas no ano fiscal 20/21, inicia operação no Maranhão e planeja chegar a 2024 com 65 lojas em dez estados.

Riba Velasco

A fachada simples, loja de duas portas, abriu endereço em Cuiabá na década de 1980. Anunciava o compromisso de vender herbicidas para pastagens, produtos veterinários e sal mineral. Era a ‘Agro Amazônia’, letreiro inicial do empreendimento pioneiro fundado na capital de Mato Grosso, um estado gigante, de quase um milhão de quilômetros quadrados, do tamanho da Venezuela e duas vezes e meia maior que o Japão. Sede dos biomas Cerrado, Amazônia e Pantanal. A pequena revenda multiplicou seus negócios e cresceu, transformando-se, em menos de quatro décadas, no
maior distribuidor – sob o mesmo CNPJ – de insumos agropecuários do Brasil.

E se Mato Grosso, dono do maior rebanho bovino brasileiro, rumou para a liderança na produção de grãos do Brasil, crescendo 5% ao ano, a Agro Amazônia seguiu a trilha do crescimento do agro. E criou braços em outros estados até atrair o interesse da multinacional japonesa Sumitomo Corporation. Uma parceria de ótima sinergia, relacionamento forte e junção de empresas com filosofias semelhantes. Um salto consistente, de faturamento em constante elevação. Depois de três anos, o grupo do país do sol nascente tornou-se o único acionista.

Boa parte dessa caminhada contou com a experiência, gestão e colaboração de um ribeirão-pretano formado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a ESALQ/USP, que entrou na companhia no início de 1995, como sócio-diretor. “Na época, não se plantava milho safrinha e nem algodão no MT. Só tinha boi, soja e arroz. Milho e algodão começaram por volta de 1997. Vi a perspectiva futura e acreditei no crescimento da empresa”, recorda o executivo Roberto Motta. Acreditou e trabalhou como nunca ao lado dos sócios e colaboradores.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Entre com seu login e senha

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.