Agrium e Potash completam fusão e nova empresa Nutrien começa a operar

Estadão Conteúdo – A Agrium e a PotashCorp anunciaram nesta terça-feira, 2, terem concluído a fusão entre as duas empresas que deu origem à Nutrien, nova líder global no fornecimento de insumos agrícolas no segmento de fertilizantes.

A nova companhia vai gerar sinergias operacionais, principalmente devido às integrações de varejo, distribuição e produção. “Esperamos alcançar cerca de US$ 250 milhões dessas sinergias até o final de 2018, com a taxa anual ajustada até o encerramento de 2019”, diz anúncio divulgado pela Nutrien.

A nova corporação contará com cerca de 20 mil funcionários, operações e investimentos em 14 países, além de 1.500 pontos de venda no varejo aliados às redes de distribuidores. “Nossa empresa terá uma capacidade inigualável para responder às oportunidades de clientes e de mercado, com foco em inovação e crescimento nas unidades de varejo e nos negócios de nutrição de cultivos”, disse o presidente e CEO da Nutrien, Chuck Magro.

As ações da ordinárias da Nutrien serão negociadas a partir desta terça nas Bolsas de Valores de Toronto (Canadá) e Nova York (EUA) com o nome NTR. As negociações de ações da Agrium e da PotashCorp foram interrompidas nas mesmas bolsas. Com a fusão, os acionistas da Agrium receberam 2,23 ações ordinárias da Nutrien por cada título que possuíam anteriormente. Já os da Potash ficaram com 0,40 ação por título.