13 de julho de 2011

BASF anuncia novos investimentos no Complexo Químico de Guaratinguetá

Hoje, 12 de Julho de 2011, a BASF anuncia novos investimentos no seu principal Complexo Químico da América do Sul, localizado em Guaratinguetá. Com investimentos totais na ordem de €15 milhões, entre outros benefícios, a empresa otimiza o custo do vapor em até 15%, seu principal insumo energético, por meio de gestão, investimentos e tecnologia no depósito vertical e na nova unidade de cogeração de energia.

Entre os destaques está a inauguração do depósito para armazenagem de produtos acabados com tecnologia AS/RS (Automatic Storage and Retrieval System – Sistema Automático de Armazenagem e Retirada). O depósito tem 3.200m² de área construída e capacidade para armazenagem de 8.160 posições paletes.

“As instalações visam obter mais eficiência nas operações logísticas internas, mantendo o compromisso com os princípios de sustentabilidade, com o uso de soluções técnicas que asseguram maior eficiência energética. Dessa forma, a capacidade de armazenagem tem aumento de 20% em relação à anterior”, destaca Maria Cristina Bertoni, vice-presidente de Logística e Compras para a América do Sul.

A empresa também conta com uma nova unidade geradora de energia que passa a integrar as fontes térmicas e elétricas, utilizando parte do vapor na produção de eletricidade. Com esta melhoria em infraestrutura, é possível reduzir a dependência de fontes externas.

Nos investimentos realizados, também estão contemplados: automação no sistema de captação, tratamento e distribuição de águas usadas nos processos industriais, além da modernização da subestação de energia elétrica na localidade.

“Este conjunto de investimentos tem como foco assegurar ainda mais nossa disponibilidade operacional e a competitividade do Complexo Químico. Contamos agora com um sistema de gestão integrado, instalações modernas e utilização de alta tecnologia. Estes investimentos atestam o compromisso da empresa em crescer de forma sustentável, demonstrando que é possível gerar benefícios econômicos com respeito socioambiental.” afirma o diretor de Engenharia, Manutenção, Energia e Utilidades para América do Sul Vagner Correia.

 

Novo depósito vertical: tecnologia de ponta em logística

Para alcançar bons resultados, além de gerar benefícios para tornar ainda mais ágeis as operações logísticas, a empresa lançou mão de tecnologia de ponta para economia de recursos. A iluminação nas áreas de picking (separação e preparação de produtos) e áreas externas do novo depósito vertical foi feita com tecnologia LED, o que proporciona maior eficiência e redução de até quatro vezes do consumo de energia elétrica.

Também há um sistema de iluminação natural em 10% da área de picking, tornando possível apagar as luzes durante o período diurno de operação do depósito. A área, terá um sistema de ventilação natural que garantirá aos funcionários conforto térmico com eficiência de até 12 trocas por hora.

Os trans-elevadores do novo depósito são dotados de sistemas KERS (Unidade de Energia Recuperativa), que economizam até 20% de energia elétrica consumida pelo sistema.

Além de contar com maior eficiência energética, o novo depósito permite um melhor aproveitamento da água em cerca de 70%. Exemplo disso são as válvulas nos sanitários, com sistema dual flush, e um sistema de coleta de águas pluviais.

A BASF está desde o início do projeto com foco nos pilares do LEED (Leadership in energy and environmental design – Liderança em energia e design ambiental) que envolvem, entre outros, aspectos ligados a ergonomia e qualidade do ambiente de trabalho do colaborador (ex. janelas amplas, iluminação bem localizada, altura dos mobiliários, espaço interno etc.).

 

Nova unidade de produção de vapor e cogeração de energia

O novo sistema de geração de vapor do Complexo Químico de Guaratinguetá é dotado de uma cogeração de energia e foi projetado com a mais moderna tecnologia em termos de eficiência energética, segurança e ergonomia operacional. O investimento trará benefícios econômicos, ambientais e sociais, pilares da sustentabilidade dos negócios da BASF.

Adicionalmente, a empresa realizou investimentos para a modernização com o uso de alta tecnologia nas unidades de captação, tratamento e distribuição de águas industriais e na subestação de energia elétrica, que complementam a confiabilidade operacional no Complexo Químico e o prepara para investimentos futuros.

 

Laboratório de Desenvolvimento de Formulações

A BASF realiza também a expansão do Laboratório de Desenvolvimento de Formulações e Analítica de Proteção de Cultivos. Com o objetivo de desenvolver novos produtos mais específicos às características de cada região agrícola do país, o novo laboratório será responsável pelo elo entre a área laboratorial de defensivos agrícolas e os testes realizados em campo.

Para o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para América Latina, Leandro Martins, as pesquisas realizadas no novo laboratório permitirão manter o foco estratégico nos tipos de plantações e especificidades das localidades. “Isso será possível graças à tecnologia utilizada no laboratório. Os profissionais estarão aptos a utilizar métodos e equipamentos que simulam as condições do campo. Esse novo laboratório faz parte da implementação da estratégia global da empresa em desenvolver produtos mais específicos.”, completa Martins.

Com pesquisas desenvolvidas nas áreas de formulação, tecnologia de aplicação e área analítica, o novo laboratório da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF também emprega tecnologia de ponta. A estrutura implementada no Brasil é a mesma utilizada pelos laboratórios de aplicação para produtos de proteção de cultivos na Alemanha e Estados Unidos.

Composto por seis salas, o laboratório também irá avaliar as formulações referentes à tecnologia de aplicação, otimização de liberação e tratamento de sementes. Os procedimentos de simulação de condições de campo poderão ser divididos em duas partes: modo de aplicação dos produtos e verificação de performance. Isso deve gerar um produto melhor para o cliente. Atualmente estão sendo desenvolvidos cinco projetos, nas áreas de Tratamento de Sementes, Herbicidas, Inseticidas e Fungicidas.

 

Confira o Podcast Sobre o Complexo Químico de Guaratinguetá através do link:

http://www.xcomunicacao.com.br/bravo/podcastguaratingueta.mp3

Fonte: XPress Comunicação

 

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.