5 de fevereiro de 2020

Abrafrutas na maior feira de frutas do mundo

Com recorde de exportação em 2019, Associação quer alcançar novos mercados em 2020 e chegar ao primeiro bilhão de dólares.

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil),  participa na próxima semana, de 5 a 7 de fevereiro, pelo quinto ano consecutivo, da maior feira internacional de frutas do mundo, a Fruit Logistica. A feira será realizada na Berlin Expo Center City e a Associação promete expor as melhores e as mais saborosas frutas que existem no país.

Em um espaço de 648 m², o Brasil será representado por grandes produtores exportadores de frutas associados à Abrafrutas. Uva, manga, melão, abacate, maçã, mamão, coco, limão, lichia e tantas outras farão parte das variedades expostas no evento. Reconhecidas pela qualidade e sabor, as frutas brasileiras têm conquistado cada vez mais o mercado internacional. Vale lembrar que recentemente Brasil e China firmaram acordo e, em breve, será exportada a primeira fruta brasileira para o país asiático.

De norte a sul do país são aproximadamente 2,5 milhões de hectares cultivados, abastecendo um mercado interno de mais de 200 milhões de consumidores. No mercado internacional as frutas brasileiras já alcançaram vários territórios do mundo, como Europa, Ásia e Oriente Médio. Em 2019, o país bateu recorde de exportação, foram mais de 980 mil toneladas.

As condições climáticas do Brasil auxiliam nas exportações, pois existem variedades de frutas que são produzidas o ano todo e não em uma safra específica, o que garante continuidade no fornecimento. Esse diferencial se deve também pela disponibilidade de água para irrigação e pela tecnologia de produção que permite a produção contínua.

Com o objetivo de promover as frutas produzidas no Brasil nesse importante evento, a Abrafrutas quer mostrar aos visitantes que elas podem ser bem mais exploradas, principalmente em receitas culinárias. Nesse sentindo, a associação irá promover em parceria com a Apex-Brasil durante a feira, o “Frutas do Brasil Festival” que são demonstrações de receitas da culinária brasileira com a utilização das frutas. As demonstrações serão realizadas pela renomada chef de cozinha brasileira, Luciana Berry que foi semifinalista do MasterChef Profissional da Inglaterra e cozinheira da família real.

Com cerca de três mil e 200 expositores, a Fruit Logistica é considerada a maior feira internacional de frutas do mundo, sendo este evento uma grande oportunidade de bons negócios para os produtores exportadores de frutas brasileiras, pois recebem anualmente mais de 78 mil visitantes provenientes de 90 países. Segundo pesquisa realizada pelos organizadores da feira, 88% avaliaram o evento como uma boa oportunidade na realização de bons negócios.

SOBRE A ABRAFRUTAS
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil. Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a ABRAFRUTAS desenvolveu, em 2014, o projeto “Frutas do Brasil”. O projeto tem por objetivo mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas o ano inteiro. O Sol e o clima do Brasil possibilitam a consistência de produção e grande variedade de frutas de norte a sul do país. Tem como finalidade apoiar os exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; oportunizar abertura de novos mercados; promover o reconhecimento e a diferenciação das frutas brasileiras e estimular o aumento no consumo de frutas.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e prestando apoio a investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

Fonte: Abrafrutas

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.