17 de março de 2020

ABPA: preservar a cadeia é uma das metas

Assinado por seu presidente, Francisco Turra, e pelo Diretor Executivo, Ricardo Santin, a ABPA distribuiu ontem entre seus associados o comunicado cujo texto é reproduzido a seguir:
“As informações são fartas e há amplo esclarecimento quanto ao momento que vivemos, com a crise mundial do COVID-19 (Coronavírus). “O trabalho on-line deve ser aplicado agora, mais que nunca. O presencial é impraticável. O cuidado deve ser extremo para preservar a produção de alimentos – que é estratégica e cumpre uma função social para o País e o mundo – e a saúde de nossas equipes. A Ministra da Agricultura emitiu suas ordens e o deslocamento deve ser evitado.

“Para preservar o sistema produtivo, a ABPA solicitará aos governadores que contemplem em seus planos de gestão de crise a preservação da circulação de alimentos e insumos para a produção animal. “Ao mesmo tempo, a ABPA enviou ofício à Ministra da Agricultura, Tereza Cristina solicitando que, por meio da constituição de seu Comitê de Crise multidisciplinar, promova ações de contingenciamento para garantir a manutenção das operações do setor frente aos impactos do COVID-19. Ao mesmo tempo, pedimos ao MAPA um plano de “backup” para AFFAs (Auditores Fiscais Federais Agropecuários), em caso de registro da enfermidade, bem como medidas para a preservação das operações de auditoria fiscal, como Certificação Sanitária e outros.

“Solicitamos, ainda, um plano de contingência para ações emergenciais que não coloquem em risco saúde pública e segurança dos alimentos, mas que permitam atendimento em situações de crise, tais como: transporte de animais de unidade fechada para outra (para suprir abates); aumento de capacidade de abate com implantação de turnos extras para plantas que tenham que cobrir parada ou suspensão de produção de outras plantas (tanto para produção de cárneos, como para descarte das diversas atividades da produção de aves, ovos, suínos e material genético), entre outros. “A associação constituiu um comitê de crise interno, e montará, também, um grupo consultivo a este comitê composto pelos membros do Conselho Diretivo. “A entidade também está atualizando suas recomendações de Biosseguridade. O arquivo será encaminhado oportunamente”.

Fonte: Avisite

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.