Abisolo 2019: Para dirigente da ANDAV, crédito é o principal desafio do mercado de distribuição de insumos agrícolas

Análise será aprofundada em palestra a ser proferida no Fórum que será realizado nos dias 10 e 11 de abril, em Campinas-SP. No evento, especialistas nacionais e internacionais debaterão os avanços e desafios da nutrição vegetal.

Um recente levantamento, feito pela Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV), constatou que uma das maiores preocupações dos empresários do segmento é com o volume de crédito a ser concedido para os produtores para o financiamento dos insumos agrícolas.

Várias lideranças do segmento salientaram que o financiamento é uma prática frequente, tanto pela demanda do produtor – que muitas vezes não tem acesso ao financiamento bancário, quanto pela necessidade de implementação de novas tecnologias e produtos. Esta alta demanda de financiamento implica na necessidade cada vez maior de capital de giro pelos empresários da distribuição. Este é, sem dúvida, um dos maiores limitadores de crescimento do setor de distribuição e do próprio agronegócio.

Vários representantes do segmento chamam ainda a atenção para o fato de que, além da necessidade de ampliação do acesso ao crédito, é necessário criar mecanismos para o aumento da cobertura do seguro da produção agrícola. Ter disponível um fundo garantidor contra intempéries que podem inviabilizar parte ou completamente a produção, é fundamental para cumprir a lógica de fluxo de caixa, quando o distribuidor necessita do pagamento do produtor para fechar o seu ciclo financeiro.

O setor tem claro que garantir um sistema sustentável e seguro, mitigando inadimplência, é essencial para a sustentação do crescimento do agronegócio brasileiro e para manutenção do equilíbrio nas relações entre a indústria, o canal de distribuição de insumos agropecuários e os produtores.

O levantamento da ANDAV constatou ainda que, nos últimos cinco anos, vem se consolidando um cenário marcado pela entrada no segmento de grandes corporações e fundos de investimento nacionais e internacionais, originando os chamados “gigantes da distribuição”. Outro dado interessante é que 78% dos distribuidores afirmam que estão interessados em receber propostas de investimento de empresas e de fundos de investimento. Toda essa movimentação é reflexo da realidade de uma agricultura que, cada vez mais, demanda capital de giro porque é necessário mais investimento para auferir produtividade e competitividade.

A avaliação destes, e de outros pontos relevantes para o setor de distribuição de insumos serão detalhados e melhor analisados na palestra Distribuição de Insumos – Realidade e Desafios, a ser ministrada por Henrique Mazotini, Presidente Executivo da ANDAV, durante o VIII Abisolo Fórum e Exposição Internacional Tecnologia & Integração, que será promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), nos dias 10 e 11 de abril, no Expo Dom Pedro, em Campinas/SP.

Entre o público esperado para o VIII Abisolo Fórum e Exposição estão empresários, investidores, compradores e agrônomos de toda a cadeia produtiva da indústria de tecnologia e nutrição vegetal, além de professores, pesquisadores, profissionais de instituições de estado, cooperativas, revendas, consultorias técnicas, agricultores e estudantes de agronomia.

Serviço:

VIII Abisolo Fórum e Exposição Internacional Tecnologia & Integração

Data: 10 e 11 de abril de 2019

Local: Expo Dom Pedro (Campinas/SP)

Outras informações: (11) 3251-4559 ou www.forumabisolo.com

Fonte: Assessoria de Imprensa