31 de outubro de 2012

A importância do soprador na limpeza de tratores e colheitadeiras

Com o aumento das safras de grãos em 2012 e as perspectivas positivas para as culturas de soja e milho, os produtores investem cada vez mais em equipamentos e tecnologias para o setor. Um dos destaques portáteis da Husqvarna, multinacional sueca líder em equipamentos para o manejo de áreas verdes, o Soprador 125BVx, além da limpeza de pátios, terrenos e aviários, tem sua eficiência comprovada também no trabalho rural, especialmente para limpeza de tratores e colheitadeiras.

Equipamento potente e de fácil manuseio, tem sido empregado principalmente nas colheitas de soja e milho.

Durante o processo de colheita pelas máquinas, os grãos de soja e milho são extraídos da palha e o sistema de ventilação faz com que esta palha seja lançada para fora. Dependendo da velocidade e do modo de operação, a palha e outros resíduos ficam concentrados nas lâminas da máquina. Se o operador não perceber, essa palha, combinada às altas temperaturas dos motores, ventiladores e até mesmo do ambiente, pode provocar um incêndio no equipamento. “O risco de o fogo atingir todo o produto colhido e também a lavoura é grande, o que representará um prejuízo considerável ao produtor”, afirma Graziela Lourensoni, gerente de Marketing e Produtos para América Latina da Husqvarna.

Dessa maneira, o uso do soprador é muito importante, pois permite ao operador fazer a limpeza dos compartimentos internos das colheitadeiras, antes da colheita e mesmo durante o processo, que pode ocorrer em um trajeto de 2 a 3 quilômetros. “Como se trata de um produto pequeno, que cabe em qualquer espaço, e fácil de manusear, o próprio operador pode utilizá-lo tranquilamente”, completa Paulo Figueiredo, especialista em produtos da Husqvarna.

Outra vantagem importante é a economia de água que se pode obter utilizando um produto de sopro. “Além disso, a umidade da água pode comprometer a qualidade dos grãos, sem contar a dificuldade para encontrar água em algumas regiões de plantio”, finaliza Figueiredo.

Características
Smart Start® – Motor e sistema de partida desenvolvidos para proporcionar o arranque mais rápido com mínimo de esforço, reduzindo a resistência na corda em até 40%;
– Função de triturador – As lâminas da ventoinha trituram e reduzem o material na proporção de 16:1, proporcionando aumento da capacidade do coletor;
– Controle de cruzeiro – A velocidade do ar pode ser configurada para facilitar o manuseio;
– Botão de parada com retorno automático – Ao desligar a máquina, botão retorna automaticamente para a posição ON (ligada), evitando problemas de partida;
– Possibilidade de aspiração – O soprador pode ser transformado em aspirador para coletar detritos.
 
Sobre o Grupo Husqvarna
O Grupo Husqvarna produz equipamentos para manejo de áreas verdes, incluindo motosserras, roçadeiras, cortadores de grama e tratores. Seus produtos atendem desde consumidores ocasionais até profissionais e são vendidos em revendas autorizadas e distribuidores em mais de cem países. Em 2011, o grupo totalizou cerca de 15.700 funcionários e obteve receita líquida de 30 bilhões de coroas suecas (cerca de US$ 4 bilhões).

Fonte:  Grupo Imagem Comunicação

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.