26 de janeiro de 2022

A gestão empresarial e perspectivas para o ano de 2022

Após mais um ano de pandemia, a alta administração das empresas priorizou a sobrevivência enquanto teve de lidar com expectativas frustradas. Apesar de alguns setores retomarem atividades, a maioria sentiu o agravamento da crise macroeconômica no Brasil e no mundo, que trouxe de volta os fantasmas da inflação e juros altos. Quem tinha na governança uma visão clara sobre a situação da empresa e leitura do quadro de mercado e capacidade de reagir a esse cenário todo, saiu melhor. Mas houve quem ficou pelo meio do caminho.

Um aspecto importante da governança no último ano aponta para o mercado de capitais. O apetite pelos IPOs fez com que algumas empresas atropelassem o processo de estrutura de governança para aproveitar as chamadas janelas de oportunidade de abrirem seu capital. Não é um fenômeno novo, pois observa-se que em momentos de abertura de capital pode ocorrer uma certa diminuição da qualidade da governança, cumprindo-se mais um checklist do que de fato ter governança estruturada. E são essas empresas que estão perdendo valor, mesmo empresas ligadas ao mundo digital e ao e-commerce.

Dando continuidade à tendência do ESG que ganhou prevalência em 2021, as empresas se voltaram mais para preocupações ambientais. O conceito, que bastante impulsionado por parte dos investidores, teve um período propício ao estímulo com a realização da COP-26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) e pela exposição internacional do país por causa da repercussão e controversas acerca do desmatamento da Amazônia.

Em 2022, com a economia fragilizada, as empresas brasileiras deverão estar cautelosas e conservadoras, para se protegerem do PIB de 2021, porém o agronegócio deve figurar com perspectivas mais positivas e espera-se uma safra recorde de grãos. De modo geral, o ano iniciará com inflação nas alturas, tendo de lidar com a escassez de insumos e de matéria-prima, altos reajustes de mão de obra, entre 10% a 11% na maioria dos dissídios, além de energia e combustível caros, e o governo sem condições de investir. O crescimento é sobre base negativa.

As preocupações do novo ano estendem ao enfrentamento da pandemia da covid-19. O surgimento da nova variante ômicron deixa o mundo em alerta, mas o Brasil está em um movimento preventivo, sendo cauteloso quanto a flexibilização dos protocolos de segurança e avançado na vacinação. De qualquer modo, uma nova onda seria desastrosa, porque o governo não tem o mesmo fôlego e não conseguiria acelerar a economia com os cofres vazios.

A eleição presidencial que acontecerá em outubro também deve dominar o cenário. O período não tem fôlego político para grandes reformas. O Brasil precisa de uma agenda mais liberal, que incentive o crescimento do ambiente empresarial, com investimentos em infraestrutura e com atenção às questões sociais. Para voltar a crescer, precisamos de um planejamento que independa de interesses eleitorais. O ano que começa não será voltado para grandes riscos, para não perder foco e energia. Não iremos voltar ao patamar de 2019. Se o governo conseguir pelo menos segurar a inflação para que ela não expanda mais, já será uma grande vitória.

 Luiz Marcatti é sócio e presidente da MESA Corporate Governance.

Sobre a MESA Corporate Governance
A MESA Corporate Governance trabalha a governança corporativa e familiar na dimensão humana do poder, dinheiro e afeto. A empresa é constituída por uma equipe de consultores especialistas e experientes que atendem às necessidades nos diferentes momentos de modernização de empresas de origem familiar ou multissocietárias, quer sejam de capital fechado ou com ações listadas em bolsas de valores. Também é filiada às seguintes entidades e instituições: AMCHAM Brasil, IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, ICGN – International Corporate Governance Network, FBN – Family Business Network e NACD – National Association of Corporate Directors.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.

    WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com