A Braquiária híbrida da Barenbrug Brasil

Localizada em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, a Fazenda Bom Gado é destaque na engorda de gado padrão europeu, com pastejo rotacionado em piquetes e com um sistema que comporta até 1100 cabeças. Ao todo, a propriedade possui 502 hectares destinados para o pasto e, atualmente, o plantel conta com 500 animais.

Dos 502 hectares, mais da metade – 280 hectares – utiliza a Brachiaria híbrida cv. Mulato II, comercializada pela Barenbrug, distribuída em sete piquetes, uma área de recepção e uma área de enfermaria. Implantada no fim de novembro de 2018, o híbrido recebeu o primeiro pastoreio em janeiro e já apresenta resultados positivos.

Segundo Camilo Cardoso, proprietário e gerente da Fazenda, a escolha pelo híbrido Mulato II se deu por pelo perfil da propriedade (100% mecanizável) e pela produção e qualidade da forrageira. “Propriedades vizinhas à nossa já possuíam áreas consolidadas da braquiária, com excelentes números; e sabemos de sua boa adaptação à região. Sentimos mais confiança em apostar no Mulato II”, explica.

Os principais benefícios notados pelo pecuarista com o uso da forrageira foram: boa capacidade de rebrote/perfilhamento, cobertura de solo e boa resposta ao uso intensivo. “Notamos que o Mulato II teve um desempenho acima da média em áreas com pastejo mais intenso, como na recepção. Foram mais de 60 dias sem descanso, com lotação de animais. Lá, foi notada boa implantação e ele está bem perfilhado e adaptado”, esclarece Cardoso.

Outro destaque foi a tolerância às pragas e doenças na fazenda. “Havíamos um problema de formiga, pois a área – antes do uso para a pecuária – era destinada à silvicultura. Depois que implantamos o Mulato II não tivemos mais problemas comprometedores com formigas e nenhum outro ataque ou incidência”.

A semente desta cultivar é comercializada com pureza mínima de 95% e recebe a tecnologia exclusiva de tratamento da Barenbrug, que recebe a marca Yellow Jacket®. Esta tecnologia proporciona maior proteção e velocidade de estabelecimento das plantas no pasto, além de reforçar a proteção nos estágios iniciais de emergência do pasto. Para conferir mais detalhes sobre este híbrido, acesse https://www.mulato2.com.br.

Sobre a Barenbrug Brasil – A Barenbrug do Brasil é afiliada ao Royal Barenbrug Group, empresa familiar de quarta geração, pioneira e líder mundial no segmento de sementes forrageiras. Com mais de 800 funcionários, em mais de 20 países em cinco continentes, em todas as principais regiões climáticas, nossa missão é incrementar a produtividade animal, ajudando a alimentar o mundo, além de aumentar o bem-estar em espaços verdes. É especializada no melhoramento genético, na produção e no tratamento de sementes, e por meio de sua rede de distribuição, oferece cultivares de alto potencial produtivo ao setor agropecuário. Para mais informações, acesse: www.barenbrug.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa