4 de setembro de 2024
A análise de dados realmente ajuda os produtores rurais?
É o melhor momento para comprar fertilizantes ou espero a próxima semana? Devo vender a minha safra de soja em sua totalidade para uma trading ou somente parte dela? Invisto em armazenagem ou já negocio a mercado? Essas e outras perguntas podem fazer parte do dia a dia do produtor rural e precisam de muita atenção. Afinal, decisões precipitadas podem impactar diretamente na margem de contribuição da fazenda, e comprometer todo o trabalho realizado da porteira para dentro.
O conhecimento sobre o mercado, aliado a tecnologia, possibilita os produtores rurais fazerem diversas análises abrangentes e ampliarem os seus conhecimentos sobre o seu negócio (dados de produção no Brasil, Oferta e Demanda Mundial, Prêmios, mercado futuro), para assim tomar a decisão com as alternativas que aparentam ser mais consistentes.
Dentro deste contexto, a Barchart, no setor desde 1995 e líder global em tecnologia financeira, disponibiliza ao mercado a plataforma cmdtyView para inteligência de mercado, análise e gestão de riscos. Essa plataforma é de última geração e serve para oferecer aos participantes do mercado a melhor experiencia do usuário do mercado.
Com acesso a informações amplas, como mercados futuros, câmbio, mercado físico, fundamentos de mercado, análises, clima, bem como condições das colheitas, os tomadores de decisão têm acesso a preços justos (fair price), acesso ao mercado com facilidade, a partir de qualquer lugar e com qualquer dispositivo. Então, a resposta para a pergunta do título é “sim”. A análise de dados é uma grande aliada para o agro brasileiro, e contribui para a máxima eficiência na hora da comercialização.
Fernando Berardo é chefe de Commodities Brasil e Latam da Barchart.