X CLANA, XXIII Congresso PET 2024, VII Workshop sobre Nutrição, Nutrologia de Cães e Gatos e o VI Congresso sobre Tecnologia da Produção de Alimentos para Animais transformaram São Paulo na capital mundial da indústria de alimentação animal.
O sucesso da realização de quatro importantes encontros reforçou os princípios do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA) com o desenvolvimento sustentável dos profissionais da indústria de alimentação. De 4 a 6 de junho, no Distrito do Anhembi, paralelo à FENAGRA 2024 – Feira Internacional da Agroindústria Feed & Food, Tecnologia e Processamento – o CBNA reforçou sua missão promovendo o X CLANA, o XXIII Congresso PET 2024, o VII Workshop sobre Nutrição, Nutrologia de Cães e Gatos e o VI Congresso sobre Tecnologia da Produção de Alimentos para Animais. “Nossos eventos mais uma vez cumpriram seu papel, criando uma grande rede de fomento à ciência e pesquisa voltadas à indústria de ração”, afirma Godofredo Miltenburg, presidente do CBNA.
No primeiro dia (04), antevendo a abertura da FENAGRA 2024, foram realizados de forma simultânea dois eventos, direcionados para públicos específicos, conforme explicam os porta-vozes o Prof. Dr. Aulus Carciofi sobre o VII Workshop sobre Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos, e Godofredo Miltenburg sobre o VI Congresso sobre Tecnologia da Produção de Alimentos para Animais.
“Dietas alternativas e a viabilidade na rotina clínica estiveram no ponto focal de toda a programação dirigida aos participantes do Workshop sobre Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos”, destacou o Prof. Dr. Aulus Carciofi (foto à direita) em referência à grade de palestras da sétima edição, desenvolvida em conjunto entre o CBNA e a Sociedade Brasileira de Nutrição e Nutrologia de Pet (SBNutriPet), comitê interno da entidade de fomento à pesquisa científica.
Com a sala cheia, o dia foi seguido por uma sequência de temas com exposições de especialistas referências da área, nacionais e do exterior, como as Dras. Vivian Pedrinelli e Geraldine Blanchard. A primeira apresentou uma visão aprofundada sobre “Pontos Relevantes na Formulação da Alimentação Caseira: do Ingrediente Inflamatório à Variação do Índice Glicêmico”. Já a palestrante internacional trouxe informações importantes sobre “Dietas Alternativas: Avaliação do Ponto de Vista Médico e Científico” e “Exames Laboratoriais para Avaliação do Estado Nutricional de Cães e Gatos”.
“Todas essas ferramentas contidas na programação foram direcionadas para que o clínico ou o veterinário possam lidar com as variáveis do campo da alimentação animal no dia a dia, podendo empregar recursos de melhorias no aspecto alimentar para promover uma dieta visando a promoção da saúde dos animais”, completou Aulus.
O Coordenador Dr. Fabio Alves Teixeira (foto à esquerda), presidente do Comitê SBNutriPet, acrescentou: “Foi um evento ímpar, com a sala lotada de congressistas tendo acesso a discussões relacionadas às vantagens, desvantagens e problemáticas que essas dietas podem trazer, tanto para os pacientes quanto para o meio ambiente, além das questões sociais e econômicas no Brasil e no contexto global. Foram abordados diferentes tipos de alimentação caseira e sua aplicação para casos específicos, com palestras focadas nos tipos de alimentos e na utilização dessas dietas como uma ferramenta útil, especialmente em situações em que não há um alimento comercial disponível ou onde os tutores têm interesse nesse tipo de alimentação.”
Já o VI Congresso sobre Tecnologia da Produção de Alimentos para Animais também foi considerado pelo idealizador como positivo, segundo Godofredo, levando informações de ponta para quem atua diretamente nas fábricas de ração.
Em relação ao Congresso PET, nos dias 5 e 6 de junho, o foco foi o ciclo de vida, discutindo aspectos tanto dos filhotes quanto dos animais idosos, tentando estabelecer as relações entre nutrição, longevidade e qualidade de vida. “Grande parte do evento foi dedicado a um tema muito atual, que é a microbiota intestinal. O papel desse mecanismo na saúde e na longevidade dos cães e gatos”, salientou Aulus. O Congresso PET contou com a apresentação de mais de 40 trabalhos, alguns sob a forma de pôster e três trabalhos sob a forma de apresentação oral, sendo que houve premiação com a ida para um evento da Sociedade Europeia de Nutrição Veterinária Comparada, com o ganhador indo para a Irlanda participar do evento internacional.
O X CLANA, realizado também nos dias 5 e 6 em parceria com a Associação Mexicana de Especialistas em Nutrição Animal (AMENA), teve uma grande procura. Dirigido para agentes ligados à nutrição de aves, suínos e bovinos, tendo as salas dedicadas para nutrição de monogástricos (aves e suínos) elevada procura.
Na manhã do primeiro dia foi realizada a cerimônia de abertura, reunindo na mesma sala profissionais ligados a todos os segmentos, que acompanharam as projeções de mercado com o palestrante Taciano Custodio do Rabobank, com o tema: Risco, retorno e sustentabilidade.
“No período da tarde e no dia seguinte, as salas foram divididas por espécie animal. Tivemos um bom feedback dos participantes e seguiremos com esta mesma proposta para o próximo ano, juntamente com a FENAGRA 2025”, completou o presidente do CBNA.
A 17ª edição da FENAGRA – principal Feira Internacional da Agroindústria Feed & Food, Tecnologia e Processamento na América Latina – que aconteceu nos dias 5 e 6 de junho, superou as expectativas de negócios, gerando cerca de R$ 800 milhões, um crescimento de 25% em relação à edição passada, segundo comunicado oficial da feira. O evento também encerrou com recorde de público, atraindo mais de 7 mil pessoas, entre visitantes e congressistas.
“Neste ano, foram mais de 220 expositores, de 17 países, abrangendo as indústrias dos setores de Biodiesel, Frigoríficos e Graxarias, Nutrição Animal (Pet Food, Aqua Feed, Animal Feed – Aves, Suínos e Bovinos), Óleos e Gorduras Vegetais, Grãos e Derivados, que destacaram novas tecnologias, inovações, tendências de mercado, produtos e soluções em insumos, matérias-primas, máquinas e equipamentos para laboratórios e serviços”, destacou o CEO e organizador da FENAGRA, Daniel Geraldes.